quinta-feira, 15 de maio de 2014

Campanha eleitoral: Quem conduz a Coligação?

O episódio aconteceu há dois dias, em Lamego, na noite em que Paulo Portas interveio num comício da Aliança Portugal. A noite estava estranha, tudo parecia acontecer. Foi a noite em que Fernando Ruas disse que a Europa não precisa apenas de intelectuais, mas também de pessoas que saibam distinguir um carvalho de uma cerejeira. Foi a noite em que o líder do CDS-PP apelou ao voto das pessoas que tradicionalmente votam no centro-esquerda.
Terminados os discursos, o Diário Metafísico apurou que houve uma reunião ao mais alto nível, madrugada dentro, entre a Coligação. As falhas de coordenação e de comunicação, a fraca mobilização de ambos os aparelhos partidários, a (des)articulação das duas jotas, etc., eram os assuntos que Paulo Portas e Marco António Costa precisavam analisar.
Dirigiram-se, então, a um hotel da cidade de Lamego onde teria lugar essa reunião do Estado-Maior da Coligação até altas horas da madrugada.
Os motoristas aguardavam tanto o número dois do Governo, como o número 2 do PSD, braço direito de Pedro Passos Coelho. Os fiéis funcionários tinham os motores dos carros ligados e os faróis acesos, esperando que os ilustres políticos saíssem na parte lateral do Teatro onde tinha terminado o comício.
Marco António e Portas estavam por ali, nos cumprimentos e despedidas finais. Até que o homem forte do PSD deu uns passos, procurando apressar o Vice-Primeiro-Ministro.
- "Vamos lá?" - Perguntou Marco António.
- "Sim, sim", respondeu Portas. "Vamos, sim"
- "Queres vir aqui?"
Uma pausa... Uma pequena hesitação. Os homens do poder agarrados aos telemóveis. Mais um SMS. E um telefonema. Os carros ligados, à espera.
Nisto, a porta do condutor abre-se. O motorista de Marco António Costa sai do carro, estranhando a ordem que acabara de lhe ser dada.
Marco António, ágil, entra no carro e salta para o volante. Fica sentado à espera, enquanto Paulo Portas troca umas palavras com um dirigente local do partido. E Marco António, à espera. Sentado ao volante a observar o Vice PM.
Os faróis acesos na praça. A polícia à espera que tudo aquilo se resolvesse. Portas levanta o braço e acena aos que restam antes da sua partida. Mais um abraço a outra pessoa. Olha para o ecrã do telemóvel. Dá meia dúzia de passos. Marco António chama-o, de vidro aberto. Portas entra no lugar do pendura. Marco António põe a primeira. Arranca. Quem conduz a coligação, afinal?


Momento em que Paulo Portas entra no carro conduzido por Marco António Costa
para se reunirem de madrugada, em Lamego, por causa da campanha eleitoral. Quem
conduz a Coligação, afinal? Momento captado pelo Diário Metafísico, em Lamego. 

Sem comentários:

Enviar um comentário